Codivar amplia ações de incentivo Esporte

Prefeitos e representantes de 16 municípios participaram, na última sexta-feira (26), da Assembleia Geral do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). No encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Juquiá, foi instituída a Câmara Técnica do Esporte.

O consórcio ampliou as ações de apoio aos municípios na área do esporte, em especial, com o desenvolvimento do Projeto F5 de atualização esportiva, promovido pelo Instituto Passe de Mágica. Para o presidente do Codivar, Marco Aurélio Gomes (Itanhaém), a criação da Câmara Técnica vai ao encontro da importância que o setor representa para as administrações municipais. “Esporte é saúde e inclusão social. A parceria com o instituto favorece a capacitação dos gestores e melhora a qualidade do ensino em toda a região”.

Nova adesão – A reunião teve a participação da prefeita de Ribeirão Grande, Eliana Santos Silva. O município apresentou carta de interesse de adesão ao consórcio.

Agricultura – Outro tema de destaque no encontro foi a aprovação da carta de repúdio ao Ministério da Agricultura, em razão da autorização da importação da banana do Equador, por meio da Instrução Normativa 46.

Educação – A coordenadora da Câmara Técnica da Educação, Simone Patrícia Cunha, apresentou balanço positivo das ações desenvolvidas em 2017.

Moção de pesar – Os prefeitos aprovaram moção de pesar pelo falecimento de dois ex-presidentes do consórcio: Tonico Alonso (Juquiá – 1990) e José Cândido Macedo (Jacupiranga -2013/2014).

Participaram da reunião os prefeitos Renato Soares (Juquiá), Frederico Batista (Itaóca), Gabriel Rosa (Cananéia), Geraldino Júnior (Ilha Comprida), Luciano Polaczek (Apiaí), Dean Martins (Sete Barras), Lucival Cordeiro (Cajati), Janete Sarti (Barra do Chapéu), Ezigomar Pessoa (Miracatu), Gilson Fantin (Registro) e Durval Adélio de Moraes (Eldorado).

Entre os vice-prefeitos, estiveram presentes Wagner Costa (Pariquera-Açu), Leandro Volpini (Jacupiranga) e Antônio Carlos de Lima (Barra do Turvo).

Representando o parlamento do Codivar, o presidente da Câmara de Barra do Turvo, Élcio Reis.