Em Apiaí, prefeitos discutem o fortalecimento da agricultura no Vale do Ribeira

A cidade de Apiaí, no Alto Ribeira, sediou na última sexta-feira (11) a Assembleia de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR). O encontro fez parte da programação de aniversário de fundação do município que completa 246 anos dia 14 de agosto e foi precedido pela reunião sobre a regionalização do turismo.

Um dos assuntos mais debatidos durante a assembleia foi a proposta de parceria entre as cidades associadas ao consórcio e as cooperativas locais para apoio técnico de extensão rural. A iniciativa visa o fortalecimento da produção orgânica e agro-florestal.

“A agricultura é a principal atividade econômica do Vale do Ribeira, além de ser muito importante para a recuperação da economia do país. Estamos trabalhando para fortalecer a Câmara Técnica da Agricultura de modo a favorecer os municípios prestando todo o apoio necessário aos produtores rurais de toda a região”, afirmou o presidente Marco Aurélio.

Outro tema discutido foi a proposta de implantação de material de educação ambiental nos municípios consorciados. O projeto, apresentado e aprovado em 2015 pela Câmara Técnica da Educação, é desenvolvido pela Editora Mercator.

A reunião contou com a participação dos deputados federal Herculano Passos e estadual Rita Passos, que abordaram sobre as atividades desenvolvidas em na Câmara e na Assembleia, em especial, sobre projetos que visam o desenvolvimento do turismo.

Um balanço sobre as atividades desenvolvidas pela Câmara Técnica de Turismo foi apresentado aos prefeitos e representantes. Falaram sobre o tema Vandir Andrade Junior, presidente do Comtur de Iporanga e Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), e Denys Álvaro Amaral, docente de turismo no Senac em Registro.

Estiveram presentes ao encontro os prefeitos Luciano Polaczek (Apiaí), Janete Sarti (Barra do Chapéu), Durval Adelio (Eldorado), Geraldino Júnior (Ilha Comprida), Valmir da Silva (Iporanga), Frederico Dias Batista (Itaóca), Dinamérico Peroni (Itariri), Ezigomar Pessoa (Miracatu), Jonas Dias Batista (Ribeira), Dean Alves Martins (Sete Barras), Alvino Marzeuski (Tapiraí) e Marco Aurélio (Itanhaém).

Também participaram os vice-prefeitos Ney de Pontes (Cajati), Leandro Volpini (Jacupiranga), Wagner Costa (Pariquera-Açu) e Sérgio Otávio (Pedro de Toledo).