Fortalecimento do Turismo Regional é tema de encontro no Senac

Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de São Paulo (Senac-SP), o IV Fórum Desenvolvimento de Turismo Regional trouxe propostas favoráveis para o fortalecimento do setor. O encontro aconteceu em São Paulo, na última quarta-feira (18), e reuniu secretários, prefeitos e vereadores de todo o estado.

Durante o encontro foi apresentada uma proposta de Plano Diretor de Turismo, explanada pelo superintendente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), Wilber Rossini, em conjunto com o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Iporanga e diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Vandir Andrade Junior, o Junior Petar.

A ideia baseia-se em ultrapassar os limites entre os municípios. “Se entende que quando o turista visita os atrativos da região turística Cavernas da Mata Atlântica, está interessado em toda a região”, explicou Wilber, destacando a importância dessa quebra de fronteiras.

A reunião celebrou também o processo de finalização do 1º Plano Regional de Turismo, construído de forma participativa no Vale do Ribeira, executado com o apoio técnico do Senac, dos conselheiros da Câmara Técnica de Turismo do Codivar e da sociedade civil organizada.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a secretária de Turismo do Estado de São Paulo, Nanci Cortazzo, e empresários do setor privado.