Parlamento Regional é criado com ampla participação das cidades

O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) e a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), em uma inciativa democrática e inédita, lançaram na manhã desta sexta-feira (29), o “Parlamento Regional”, em cerimônia na Câmara Municipal de Cajati. A ideia é abrir espaço para que os representantes das Câmaras Municipais possam também participar das discussões da entidade.

O presidente do Codivar e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), parabenizou a todos pela ampla participação e destacou a integração dos municípios em prol do desenvolvimento regional. “Vamos dar voz a todos as 24 câmaras municipais associadas ao Consórcio. Aqui vamos poder discutir, unidos, alternativas para áreas tão importantes como Saúde, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e tantos outros temas, com novas ideias e iniciativas para que possamos alcançar o tão almejado crescimento econômico e social para toda a nossa Região”.

Presente a reunião, o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, destacou a importância de trazer para o consórcio a participação dos vereadores do Vale do Ribeira e Litoral Sul. “É fundamental que o Poder Legislativo e o Poder Executivo possam buscar soluções conjuntas às demandas da população. Esta iniciativa do Codivar e da Uvesp é inédita e muito importante para que todos nós possamos trabalhar em conjunto pelo crescimento dos munícipios”.

Durante encontro na Câmara de Cajati, os membros implementaram a nova diretoria do Parlamento Regional, formada por representantes das diversas cidades do Vale do Ribeira e Litoral Sul. Este colegiado se reunirá a casa três meses com a direção da UVESP para traçar estratégias de ações regionais e será presidida pelo vereador de Pedro de Toledo, Marco Antônio Melhado Garcia (PSD). “Estamos representando aqui 241 vereadores das nossas 24 cidades associadas. Este era um desejo muito grande de todos nós parlamentares de poder levar nossas ideias e reivindicações para os trabalhos tão importantes realizados pelo Codivar”.

Além disso, durante o encontro, o representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, José Luiz Fontes palestrou sobre o setor. Participaram ainda os deputados federais Nelson Marquezelli (PTB) e Walter Ihoshi (PSD), os prefeitos de Miracatu, Ezigomar Pessoa (PSDB), e de Cajati, Lucival José Cordeiro (PSB), e diversas autoridades municipais.

PARLAMENTO REGIONAL – Com a criação do Parlamento Regional, as câmaras municipais irão fazer parte de todas as ações do Codivar (assembleias, workshops, câmaras técnicas, reuniões com autoridades em geral e capacitações), participando ativamente das ações em favor das áreas mais fortes do Vale do Ribeira e Litoral Sul, como a Agricultura, Meio Ambiente, Turismo, Saúde e Educação.

Composição da Diretoria do Parlamento Regional do Codivar:

Presidente – Marco Antônio Melhado Garcia (Pedro de Toledo)
1º Vice-presidente – Jaison Oliveira Neves (Cajati)
2º Vice-presidente – Luiz Marcelo Comeron (Registro)
3º Vice-presidente – Elcio Reis (Barra do Turvo)
4º Vice-presidente – Dorival Norberto dos Reis (Pariquera-Açu)
5º Vice-presidente – João Carlos Spinula (Iguape)
6º Vice-presidente – Jorge Vanderlei Pingas (Apiaí)
1º Secretário – Jair Bezerra da Silva (Miracatu)
2º Secretário – Renan Fudalli Martins (Sete Barras)
Diretor Jurídico – Elson Cleber Carravieri (Jacupiranga)
Diretor de Comunicações – Rodrigo Dias de Oliveira (Itanhaém)
Diretor de Relações Institucionais – Marco Aurélio Campos Rios (Cananéia)
Diretor de Agricultura – Rafael Gustavo Peroni (Itariri)
Diretor de Agricultura Familiar – Renan Sarti do A. Camargo (Barra do Chapéu)
Diretor de Agro Ecologia – Oscar Nunes de Almeida (Itapirapuã Paulista)
Diretor de Turismo – Miguel da Silva Tallada (Ilha Comprida)
Diretor de Meio Ambiente – Carlos Rocha Ribeiro (Itariri)
Diretor de Saúde – Inês Sati O. Kawamoto (Registro)
Diretor de Educação – Rodrigo Silva Pereira (Peruíbe)