Prefeitos conhecem projeto de trem turístico em Guararema

Uma comitiva de prefeitos e representantes de municípios associados ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR) esteve, neste sábado, em visita técnica à Guararema, a 80 quilômetros de São Paulo, para conhecer o funcionamento do serviço de passeio de Maria-Fumaça. O deputado federal João Paulo Papa integrou o grupo. Em maio deste ano, o consórcio anunciou o interesse em implantar a atração turística por meio de trem entre os municípios de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.

O grupo foi recepcionado pelo prefeito da cidade Adriano Toledo Leite, que estava acompanhado do deputado estadual André do Prado e do deputado federal Márcio Alvino, que preside a Comissão da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário na Câmara dos Deputados.

O projeto, idealizado pelo deputado Papa, consiste na reativação de trecho de 66 km da ferrovia, que hoje está sob a responsabilidade da empresa concessionária América Latina Logística (ALL). O projeto está sendo desenvolvido pelo CODIVAR em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

A iniciativa da visita técnica surgiu no primeiro encontro, em maio, ocasião em que os prefeitos deram início ao projeto. “Acreditamos que a implantação desta atração turística, que ligará a Baixada Santista ao Vale do Ribeira, proporcionará um grande impulso ao setor de turismo na região”, comentou o deputado João Paulo Papa.

O prefeito de Itanhaém e presidente do Codivar, Marco Aurélio Gomes, lembrou que o projeto valoriza os aspectos culturais e turísticos da região e a sua implantação fomentará o desenvolvimento do turismo no Litoral Sul e no Vale do Ribeira. “Turismo é a nossa vocação maior e favorece a geração de emprego rápido e renda para a população”.

Localizada a 80 km da capital, Guararema é também conhecida pelo tradicional passeio na Maria-Fumaça 353, a lendária locomotiva conhecida como ‘Velha Senhora’, que transporta os passageiros até a centenária Vila Estação Luís Carlos. O destino turístico reúne diversão e cultura e atrai milhares de visitantes todos os anos.

Integraram a comitiva o deputado federal João Paulo Papa, os prefeitos Dinamérico Peroni (Itariri), Eleazar Muniz (Pedro de Toledo) e Renato Soares (Juquiá). Entre os vereadores da região estiveram presentes Marcos Melhado (Pedro de Toledo), Sérgio Dindin (Pedro de Toledo) e Carlos Rocha (Itariri). Também participaram o secretário de Turismo de Peruíbe, Eduardo Ribas; o secretário de Governo de Itanhaém, André Caldas, o diretor Jurídico de Miracatu, Carlos Eduardo Mota, o presidente do Comtur de Juquiá, Leandro Mazera, e o diretor de Turismo de Juquiá Cristiano Pio.