Prefeitos conhecerão projeto Maria-Fumaça em Guararema (SP)

Prefeitos e representantes dos municípios associados ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR) visitarão no dia 22 de julho a cidade de Guararema, no interior paulista, para conhecer o funcionamento do serviço de passeio de Maria-Fumaça. Em maio deste ano, o consórcio anunciou o interesse em implantar a atração turística por meio de trem entre os municípios de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.

O projeto, idealizado pelo deputado federal João Paulo Papa (PSDB), consiste na reativação de trecho de 66 km da ferrovia, que hoje está sob a responsabilidade da empresa concessionária América Latina Logística (ALL). “Temos na região um investimento de décadas que é a ferrovia, hoje desativada. Ela corta as cidades em áreas nobre e são várias as perspectivas e oportunidades de desenvolvimento do turismo na região”, destacou Papa. O parlamentar fará parte da comitiva.

O prefeito de Itanhaém e presidente do Codivar, Marco Aurélio Gomes, determinou a criação de um Grupo de Trabalho pelo consórcio com representantes das cinco cidades para acompanhar o projeto. “Estamos entusiasmados com a ideia, tanto pelo aspecto turístico de resgate da história e da cultura, quanto pela oportunidade de fortalecer o potencial econômico das cidades”.

Localizada a 80 km da capital, Guararema é também conhecida pelo tradicional passeio na Maria-Fumaça 353, a lendária locomotiva conhecida como ‘Velha Senhora’, que transporta os passageiros até a centenária Vila Estação Luís Carlos. O destino turístico reúne diversão e cultura e atrai milhares de visitantes todos os anos.