Prefeitos debatem desenvolvimento do turismo com secretário estadual

Turismo foi o tema principal da Assembleia de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), que aconteceu na última sexta-feira (16), em Cananéia. O secretário estadual Laércio Benko participou do encontro e abordou sobre as ações do Governo do Estado para impulsionar o desenvolvimento do setor no Vale do Ribeira.

A reunião integrou a programação da 12ª Festa do Mar, promovida pela Prefeitura de Cananéia, que teve a participação de quinze prefeitos, além de representantes e técnicos de Turismo das cidades associadas ao CODIVAR.

Benko reafirmou o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o setor de turismo a fim de fomentar a geração de emprego e renda. “Além das 70 estâncias que já recebem recursos estaduais para complementarem os investimentos em infraestrutura turística, vamos impulsionar mais 140 cidades que passarão à classificação de Município de Interesse Turístico (MIT), ou seja, mais recursos nos caixas dessas prefeituras para o desenvolvimento de projetos que impulsionem o setor”, afirmou.

O presidente do consórcio Marco Aurélio Gomes também reiterou aos prefeitos sobre a importância dos municípios que já são estâncias a estarem adequados à Lei Complementar 1261/15 para não perderem o título. “É fundamental observar as novas regras e cumprir os prazos determinados para que o município esteja apto para receber os recursos do Departamento de Apoio às Estâncias, o DADE”, lembrou.

BANANICULTORES
Outro tema discutido na reunião foi a aprovação de moção de apoio à Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR) e à Confederação Nacional dos Bananicultores (CONABAN), contra a autorização do Ministério da Agricultura para a importação de banana do Equador.

REMÉDIOS
O prefeito de Registro Gilson Fantin explanou sobre a proposta de parceria com a Fundação para o Remédio Popular (FURP) a fim de unificar a aquisição de medicamentos pelos municípios por intermédio do consórcio. A FURP é o laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado de São Paulo. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é o maior fabricante público de medicamentos do Brasil e um dos maiores da América Latina.

TOP DESTINOS
A assembleia também contou com a apresentação do Prêmio Top Destinos Turísticos 2017, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. O presidente da Skal-SP Aristides De La Plata Cury apresentou o projeto aos prefeitos.

Participaram da assembleia os prefeitos Marco Aurélio Gomes (Itanhaém), Luciano Polaczek (Apiaí), Lucival Cordeiro (Cajati), Gabriel dos Santos (Cananéia), Durval Adelino (Eldorado), Dinamércio Peroni (Itariri), Wilson Almeida Lima (Iguape), Geraldino Júnior (Ilha Comprida), Frederico Batista (Itaóca), Débora Cristina Volpini (Jacupiranga), Ezigomar Pessoa (Miracatu), Gilson Fantin (Registro), Dean Alves (Sete Barras) e Alvino Marzeuski (Tapiraí). Também esteve presente o vice-prefeito de Pariquera-Açu Wagner Costa.