Vale do Ribeira inicia discussão para o Plano de Desenvolvimento Estratégico 2018-2028

Pensar o futuro da região é o objetivo do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Vale do Ribeira 2018-2027, que começou a ser elaborado nesta quarta-feira (7), em reunião realizada na Prefeitura de Itanhaém. O documento será produzido em parceria entre o Instituto Jus, o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB), o Parlamento do Codivar/Uvesp. Também participará dos trabalhos o ex-prefeito de Ilha Comprida Décio Ventura (2009-2016), que coordenou a execução de estudo semelhante no início da década de 2000.

O prefeito de Itanhaém e presidente do CODIVAR, Marco Aurélio Gomes, destacou a importância do plano para sinalizar as necessidades da região nos próximos anos. “Precisamos atualizar as demandas para definir as prioridades que serão discutidas junto às demais esferas de governo”, afirmou.

O trabalho consiste na análise do cenário de demandas dos 24 municípios do Vale do Ribeira até 2027 em quatro eixos: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Mobilidade e Meio Ambiente. Será criado ainda um manual baseado em um processo participativo que visa fortalecer os ambientes de governança.

Marco Aurélio traz ao grupo a experiência da elaboração do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista, pelo CONDESB (…), presidido por Gomes em 2014. “Ao longo de 152 reuniões com gestores públicos e privados definimos 179 estratégias, ações e programas de desenvolvimento para a Baixada Santista. Um exemplo fantástico que vamos levar para o Vale do Ribeira”.

Presidente do Instituto Jus, Sinoel Batista foi prefeito de Penápolis (1989-1992) e é especialista em gestão de políticas públicas. Segundo ele, a proposta do estudo visa atualizar o Plano Estratégico desenvolvido em 2000 sobre o aspecto estrutural, socioeconômico e de ocupação de território. “Vamos estruturar as linhas de atuação para os próximos dez anos, construindo diretrizes claras e pactuadas com gestores públicos e entidades representativas”.

A próxima etapa será a apreciação e aprovação do estudo pelo Conselho de Prefeitos do CODIVAR. Definidos os quatro eixos, será estabelecido um cronograma de trabalho para início dos trabalhos de análises, diagnósticos e definição das diretrizes do plano.

Também participaram da reunião pelo CONSAÚDE o presidente e prefeito de Barra do Turvo Dr. Jeferson Luiz Martins e o superintendente José Antônio Antosczezem, o superintendente do CODIVAR Wilber Rossini e o secretário de Governo de Itanhaém André Caldas. Pelo Parlamento do CODIVAR/UVESP participou o presidente e vereador de Pedro de Toledo Marcos Melhado, acompanhado do vice-presidente e presidente da Câmara de Barra do Turvo Élcio Silva Reis.